O que é a posição top of mind

O conhecimento de uma marca é a capacidade de o consumidor reconhecer uma marca como integrante de uma categoria. Este conceito pressupõe um elo entre uma classe de produtos e a marca e admite, por exemplo, que uma mesma marca seja muito conhecida na categoria “lava-roupas” e seja pouco conhecida na categoria “microondas”.

A mensuração do conhecimento da marca considera três estágios: desde a capacidade de o consumidor reconhecer a marca como pertencente à categoria de produtos (reconhecimento da marca), depois a lembrança espontânea da marca como uma das marcas pertencentes à categoria (lembrança da marca) até a posição de Top of Mind que é a primeira marca que o consumidor se lembra quando pensa na categoria de produtos.

O índice de Top of Mind de uma marca revela a força que a marca possui. Marcas fortes podem praticar preços mais elevados e exigir mais espaço no ponto de vendas.
Por meio da pesquisa de Top of Mind você vai conhecer a força da sua marca, a partir do percentual de pessoas que se lembram da sua marca em primeiro lugar.

POR QUE É IMPORTANTE QUE A MARCA SEJA CONHECIDA?

Ter uma marca conhecida é o primeiro passo para a construção da marca. Afinal, só poderemos pensar em criar Associações, Substância, Familiaridade e Consideração em marcas razoavelmente conhecidas. Com os resultados da Top of Mind cada um dos aspectos da construção de marca será facilitado, a partir das informações sobre a força da marca.

Associações
Não é possível criar associações entre a marca, atributos e benefícios, sem que a marca seja conhecida. Nenhum tipo de comunicação consegue ligar conceitos a uma marca que não existe na mente dos consumidores.

Familiaridade
O reconhecimento proporciona um senso de familiaridade com a marca. Os consumidores preferem o que lhes parece familiar.

Substância
A substância se baseia no fato de que se um nome é conhecido é porque deve ter uma razão (os consumidores consideram as marcas conhecidas mais importantes).

Consideração
A consideração de uma marca no elenco de marcas que o consumidor poderá escolher será determinada pelo conhecimento da marca.

Para que serve a pesquisa top of mind

A pesquisa Top of Mind IPESO servirá como fonte segura de informações para elaboração de estratégias de Marketing.
A pesquisa vai mostrar a força da marca em toda a população e também nos estratos específicos. Assim, através dos índices de Top of Mind e Lembrança Espontânea será possível definir estratégias voltadas para o público em que a marca tem maior força e planos para aumentar a lembrança espontânea em públicos específicos.
Top of Mind IPESO é uma importante ferramenta para avaliação do Plano de Comunicação e Mídia, pois através da comparação entre o perfil do público que se lembra da marca e perfil do público-alvo, você terá uma exata medida da dispersão da comunicação.

Metodologia da pesquisa

O IPESO valeu-se da metodologia mais confiável disponível para estudos de lembrança espontânea de marcas: realizou entrevistas pessoais domiciliares. Esta metodologia garante a maior representatividade estatística da população urbana de uma cidade. E a perfeita distribuição da amostra no espaço, contemplando todos os bairros e regiões da zona urbana da cidade de Sorocaba. A cidade foi dividida em setores, em cada setor foram sorteadas ruas e em cada rua foram sorteados domicílios. Em cada domicílio foi entrevistado apenas um morador, de acordo com a cota de sexo e idade.

TIPO E MÉTODO

pesquisa do tipo quantitativa, valendo-se do método descritivo estatístico.

Método de coleta de dados

Inquérito pessoal por meio de entrevistas domiciliares.

Instrumento de coleta de dados

Estruturado, não disfarçado

PLANO AMOSTRAL

Universo

Todos os sorocabanos com idades entre 16 e 70 anos, de todos os credos, raças, classes econômicas, residentes em todas as regiões da zona urbana da cidade de Sorocaba-SP.

Método de seleção dos respondentes

Probabilístico estratificada proporcional, realização de sorteios em estágios múltiplos

Amostra

616 pessoas

Margem de erro:

4%

Nível de confiança

95%

Período de realização das entrevistas

10 a 31 de maio de 2019