ATACADO DE AUTOSSERVIÇO – Mais forte no mercado e na lembrança dos operadores.

A rede Atacadão que tem o maior faturamento também tem a marca mais forte entre os operadores Foodservice.

O Atacadão obteve 32,1% de lembrança espontânea, contra 18,2% da rede Assaí. As demais redes atacadistas citadas ficaram abaixo da margem de 5% – Makro, Nova Safra, Fort Atacadista, Villefort e Mateus. Outras marcas representaram 27,1% e apenas 7,9% dos entrevistados não souberam responder.

Fundada pelo empresário Alcides Parizotto, o Atacadão nasceu como um pequeno armazém estilo “secos e molhados” no Paraná, em 1962.

Na década seguinte, transferiu-se para São Paulo, onde o negócio ganhou a característica de “atacarejo”. Em 1984, a rede inaugurou em Campo Grande (MS) uma loja-teste de 1.000m², inaugurando o conceito de atacado de autosserviço.

Estabelecia-se o futuro do mercado atacadista do Brasil. Deu tão certo que no ano seguinte já foi instalado em São Paulo e logo estaria também em outras grandes cidades brasileiras.

Parizotto vendeu o negócio em 1991 para um grupo de empresários, que continuou a aprimorar o negócio. Naquela década, passaram a oferecer produtos congelados e refrigerados e produtos hortifrúti.

Em 2007, a gigante global Carrefour desembolsou 2,2 bilhões de reais para se tornar proprietária da rede, que então tinha 34 lojas. Foi o marco inicial para a maior expansão da marca.

A rede hoje tem 230 lojas em todos os estados do Brasil, emprega 60 mil colaboradores e oferece cerca de 10 mil produtos.

O modelo de negócios do Atacadão virou item tipo exportação. O Grupo Carrefour, sob várias outra bandeiras, levou o conceito de atacado de autosserviço para outros países, como Argentina, Colômbia, Espanha, Romênia e Marrocos.

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