Clássico permanente da culinária, o azeite tem a irresistível combinação de sabor e benefícios à saúde. E é nesta categoria que temos o “campeão” de menções: Azeite Gallo.

A marca portuguesa Gallo obteve a expressiva marca de 41,3% das citações espontâneas, maior percentual desta primeira Top od Mind Foodservice.

Com isso, estabeleceu também a maior liderança da pesquisa, já que a segunda marca mais lembrada, a também portuguesa Andorinha, obteve 9,7% – uma diferença de 31,6%.

Em seguida vieram O-Live, Borges, La Pastina, Bom Dia e Cocinero. Outras marcas representam 23,1% e 15,5% não souberam responder.

A Gallo oferece 8 variedades de azeite: Tipo Único, Suave, Clássico, Reserva, Orgânico, Colheita Madura, Colheita do Ano e Azeite Novo. Destes, apenas o primeiro não é extravirgem, condição na qual possui um nível de acidez de até 0,8%. Além dos azeites, a Gallo também produz vinagres, pimenta com azeite e azeitonas em conserva.

Fundada em Portugal em 1919 por Victor Guedes, a Gallo é a marca líder de Portugal no mundo e quarta no ranking mundial, mantendo-se até hoje como empresa familiar, já na quarta geração.

Estão presentes em 27 países, em quatro continentes. O Brasil é o único a contar com Escritório Oficial fora de Portugal.

A Gallo alia tradição e modernidade. Antes de saírem da fábrica, em Abrantes, Portugal, para o mundo, todos os azeites Gallo são submetidos a rigorosos testes de qualidade.

A própria empresa afirma que são provadas anualmente 8 mil amostras de azeite, e cerca de 70% são rejeitadas por não cumprirem os padrões de qualidade.

São feitas análises físico-químicas que determinam a qualidade do azeite em diversos parâmetros, e a prova sensorial que classifica o azeite através de dois sentidos: o olfato e o paladar.