MOLHO DE PIMENTA – Marca mais forte entre operadores é sucesso mundial
Pimenta não é só ardência na boca. É sabor, envolvência e aroma extra em pratos de diversas culinárias. Sucesso mundial, o molho da Tabasco é o mais lembrado na hora de apimentar.
A americana Tabasco obteve um total de 25,5% das menções dos operadores foodservice, contra 7,4% da brasileira Gota. Com 5,5%, a Maratá ficou como terceira mais mencionada. Molhos das marcas Pirata, Cepêra, Hemmer e Kitano também foram citados, além de 21,3% de outros rótulos.
Enquanto a maioria dos molhos de pimenta no Brasil é feito com polpa de pimentas vermelhas, dedo-de-moça, o molho Tabasco é feito com pimenta tabasco, variedade que tem sabor diferenciado.
Apesar do nome ter origem mexicana (Tabasco também é nome de um dos estados do México), a Tabasco é uma marca dos Estados Unidos, estabelecida estado da Louisiana e produzida pela McIlhenny Company, uma empresa familiar, desde 1868.
Inicialmente, as pimentas eram plantadas localmente, em Avery Island, mas atualmente são cultivadas no México.
São cinco tipos, cada um com uma intensidade de ardência: Original (receita tradicional), Green (jalapeño verde), Chipottle (defumada), Garlic (com alho) e a mais ardida de todas, Habanero.