Criado há 2.200 anos na China, o shoyu é indispensável na culinária asiática, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. A Sakura se apresenta em confortável liderança na preferência dos operadores.

A Sakura foi lembrada por 28,7% dos entrevistados, com grande margem para a segunda marca, Ajinomoto, com 5,5%. As outras marcas entre as mais citadas são Cepêra, Mitsuwa, Pirata, Hinomoto e Maratá.

O portfólio da linha foodservice da Sakura é bem completo. São oferecidos os molhos shoyu Tradicional, Premium, Light (menos sódio), e receitas especiais próprias para Yakissoba, Teriyaki, além dos molhos Tarê e para Tonkatsu e Tempurá.

Toda linha pode ser adquirida em embalagens variadas, incluindo os galões de 5 ou 20 litros, que oferecem os melhores custo-benefício. Também há a opção de sachês individuais de 8ml, para mesas e balcões.

A Sakura Nakaya Alimentos é uma empresa nacional fundada em 1940 pelo Sr. Suekichi Nakaya, imigrante japonês que chegou ao Brasil no início do século XX. Sakura, em japonês, é o nome que se dá à bela flor de cerejeira.

Desde o início, o produto principal é shoyu, molho cheio de sabor e sal que é obtido em complexo processo de fermentação da soja – feita em escala industrial pela Sakura.

A linha de produtos da Sakura cresceu e se diversificou ao longo dos anos.

Atualmente, são mais de 300 diferentes produtos, muitos dos quais inovadores e sem similares no mercado.

A empresa também detém marcas conhecidas no mercado, como Kenko, Missô, e Aji No Shoyu.