REQUEIJÃO FORNEÁVEL – Fortes no mercado, Scala e Polenghi mostram força na lembrança dos operadores
Genuinamente brasileiro, o requeijão forneável tem a fama de deixar toda receita mais gostosa. Catupiry é a líder do segmento, enquanto Scala e Polenghi, líderes de outras modalidades, se consolidam no segmento.
O requeijão da Catupiry foi lembrado por 18,2% dos entrevistados do universo foodservice, com o produto da Scala se posicionando em segundo, com 5,3%. Na terceira colocação, empate numérico entre Polenghi e Vigor, logo à frente de Itambé, Tirolez e Betânia. Outras marcas foram citadas por 23,6% dos entrevistados e 38,8% não souberam responder.
Foi a Catupiry quem criou o requeijão cremoso como o conhecemos, em 1911. Os imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini produziram o requeijão de maneira artesanal, envolvido em papel e embalado em caixas redondas de madeira.
Outras empresas de laticínios, líderes em outros segmentos, também disputam o mesmo mercado. É o caso da Scala, tradicional marca sempre lembrada por seus queijos, sobretudo o parmesão, que aparece na segunda colocação.
Fundado em 1963 por um imigrante italiano, na região da Serra da Canastra, o Laticínio Scala se estabeleceu como um dos principais fabricantes de queijos do Brasil, presente em 23 Estados, com três fábricas, sendo duas em Sacramento e uma em Salitre de Minas, ambas em Minas Gerais.
Há mais de meio século, ainda mantém viva a tradição italiana do seu fundador: aprimorar a produção de seus queijos sem perder a essência do seu sabor artesanal. O laticínio tem capacidade para processar mais de 600 mil litros de leite por dia, proveniente de mais de 500 fornecedores parceiros.
O requeijão cremoso da Scala Linha Profissional é vendido em três embalagens diferentes: bisnagas de 400g ou 1,5kg, ou balde de 3,6kg.
É produzido com a preparação de uma massa produzida por leite, creme e ação de uma cultura láctica essencial para garantia do sabor do produto.
Em seguida, a massa é levada para o tacho, onde ocorre a fusão, com derretimento da massa e combinação dos ingredientes, conferindo a consistência ideal para forneamento e garantindo o aroma e sabor final do requeijão Scala.
Terceira colocada nesta Top Foodservice, a Polenghi é outra marca brasileira com origem italiana, só que fundada em São Paulo, mais precisamente em Angatuba, no ano de 1947.
Pouco depois, em 1955, surgia “o quadradinho mais famoso do Brasil”, o Polenguinho, um sucesso que se mantém através das décadas.
Queijo processado leve, nutritivo e saudável, o Polenguinho segue a tradição de ser vendido em tabletes cuidadosamente embrulhados em alumínio, para ser consumido a qualquer hora e lugar, pois não precisa de refrigeração.
Dentro da linha foodservice da Polenghi, a Polenghi Profissional, o requeijão cremoso é vendido em bisnagas em dois tamanhos, 400g ou 1,5kg. Há também o requeijão sabor Cheddar. Outra interessante opção é o Catari, requeijão com receita própria, disponibilizado em balde de 3,6kg.
Desde 1977, a Polenghi faz parte da gigante global francesa Savencia Fromage & Dairy, 5ª maior produtora de queijo do mundo e líder em queijo processado no Brasil.
A Polenghi tem hoje 4 fábricas no Brasil e 2 centros de distribuição, se destacando também entre os queijos de mofo branco (brie, camambert), onde é líder de mercado.