Originário do Texas, o molho barbecue conquistou espaço em lanches e carnes no Brasil. A marca mais lembrada pelos operadores Foodservice também é a maior fabricante condimentos do mundo: Heinz.

Com exatos 14%, a Heinz figura líder, com Cepera (9,5%) e Predilecta (7,6%) logo em seguida. As marcas Hemmer (3,4%), Hellmann’s (3,2%), Ekma (1,3%) e Oderich (0,8) completam a lista dos mais citados. Outras respostas representam 0,8% e 59,4% não soube responder.

Para os operadores foodservice, a Heinz oferece seu molho barbecue em embalagens plásticas tipo squeeze (tampa para baixo, com diafragma), em duas versões: 397g ou 538g.

A receita da Heinz traz como preocupação que seu molho suporte uso ao forno ou em churrasqueira, suportando altas temperaturas sem perder a consistência e o sabor.

A gigantesca Kraft-Heinz, 5ª maior empresa alimentícia do mundo, mantém no brasil um site voltado exclusivamente ao operador foodservice, com três marcas de atuação: Heinz, Kraft e Quero. O barbecue da marca é vendido juntamente com outros condimentos e atomatados.

Fundada em 1863 na cidade americana de Pittsburg, a Heinz é a inventora do ketchup de tomate como o conhecemos, introduzido em 1879.

Ainda na década de 1940, passou produzir suas primeiras garrafas de seu molho barbecue, baseada nas receitas dos churrascos feitos no Texas, conhecido polo churrasqueiro mundial.  

.

Em 2011, a Heinz fez uma alta aposta ao chegar no mercado brasileiro. Por 1 bilhão de reais, comprou a Quero Alimentos, introduzindo sua marca primeiramente com produtos importados.

A fabricação nacional de produtos Heinz começou dois anos depois, em Nerópolis (GO). Atualmente, fabrica condimentos e molhos de tomate em seis receitas diferentes.

.