Inventora do cream cheese e introdutora do produto no Brasil, a Philadelphia vê sua liderança ameaçada por outra marca histórica, a Catupiry.

Com 11,3% das menções, a marca americana PHILADELPHIA mantém uma liderança que tem raízes em seu pioneirismo como inventora e introdutora do cream cheese no Brasil.

No entanto, um grupo encabeçado por CATUPIRY se apresenta tecnicamente empatado na liderança da categoria, tendo muito sua força associada ao requeijão forneável, onde é Top of Mind de maneira absoluta..

Ainda foram mencionadas as marcas POLENGHI, FRIMESA, DANÚBIO, PRÉSIDENT e SCALA – sendo estas duas últimas um pouco mais distanciadas em percentual.

Expressivos 43,4% dos operadores do foodservice não lembraram de nenhuma marca específica de cream cheese – público a ser conquistado pelas fabricantes do produto.

A linha foodservice da Catupiry foi lançada em 1990, quando poucas marcas davam atenção para o segmento. O Cream Cheese da Catupiry está disponível em balde plástico de 3,6kg e também em formato bisnaga, para fácil aplicação, em versão com 1,2kg.

Todos os produtos foodservice da Catupiry estão disponíveis no site da marca, incluindo versões do famoso requeijão cremoso e a seção de produtos congelados.

Originário do tupi-guarani, “catupiry” significa “excelente”. Esta foi a palavra escolhida pelos imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini para batizar o primeiro requeijão cremoso do Brasil, baseado em uma antiga receita artesanal familiar.

A produção, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais, foi iniciada em 1911. O produto era envolvido em papel celofane branco e colocado em caixas redondas de madeira. Estava criado, assim, um ícone da gastronomia brasileira.

Em pouco tempo, a fama da cremosidade especial do Catupiry espalhou-se pela localidade. Após rápido crescimento dos negócios em toda a região, a fábrica foi transferida para São Paulo em 1949.

Ao longo da sua história, a Catupiry acumulou vários prêmios nacionais e internacionais de qualidade gastronômica.

Totalmente inserida na culinária brasileira, a marca conta atualmente com 70 produtos, entre outras versões de requeijões, cream cheese, fondue, pães de queijo, quitutes, salgados e pizzas artesanais.

A popularidade da marca Catupiry atravessou fronteiras. A empresa já vende vários itens das linhas de produtos para os EUA e Canadá. E recentemente, iniciou a exportação para alguns países da América do Sul.