Tradição não se compra. Ativa desde 1955, a F A Oliva tem a experiência a seu favor para continuar a construir grandes obras em Jundiaí e região.

O “pódio” entre construtoras da Top Jundiaí 2023 foi composto por duas empresas locais, Santa Angela (16%) e F A Oliva (10,1%), e pela nacional MRV (9,9%).

O grupo seguinte é composto pelas construtoras Mega Projetos (3,7%), Diretiva Engenharia (1,7%), Modelar (1,7%) e Perassolli (1,2%).

Outras respostas representam 18% e 37,7% não soube responder. Do grupo das sete mais lembradas do segmento, a F A Oliva é a construtora que está ativa por mais tempo.

O nome por trás da marca é Francisco de Assis Cechelli Oliva (1926-2014), um homem de muitos saberes.

Engenheiro civil, empresário, consultor e professor universitário da Poli-USP, Oliva foi um dos fundadores da Astra, empresa jundiaiense que difundiria para todo o Brasil seus produtos, incluindo o assento sanitário de plástico – uma ideia do próprio Oliva.

Oliva também estaria envolvido, na década de 1990, na criação da Finamax, uma das maiores financeiras independentes, sem ligação a bancos ou empresas varejistas, do Brasil.

Allegro Jundiaí
Soneto Jundiaí

Muito antes de Astra e Finamax, o Oliva entrou para o ramo da construção civil em 1955, quando projetou e construiu o loteamento Jardim Ana Maria de Jundiaí.

E suas obras, sob a chancela do nome F A Oliva, continuaram a marcar a trajetória de Jundiaí nas décadas seguintes, como do bairro Malota, empreendimento de alto padrão inspirado nos Jardins, de São Paulo, ou no Centro Comercial Bico Fino, que reúne gastronomia, serviços e entretenimento.

Os empreendimentos mais recentes estão concentrados em Jundiaí, mas a F A Oliva também entregou recentemente obras nas cidades de Cabreúva, Várzea Paulista, Itu e Salto.

A F A Oliva possui atualmente, em andamento, quatro obras, sendo três em Jundiaí e uma em Araraquara.

Em 2021 foi criado o Instituto Oliva, concentrando iniciativas sociais que o próprio Francisco Oliva criou em vida, como projetos de arrecadação de brinquedos, olimpíadas de matemática e patrocínio de concertos musicais.

O Instituto tem o apoio de diferentes empresas que tiveram participação de Oliva em suas criações, incluindo a construtora que leva seu nome.