FERRAMENTAS PARA USO DOMÉSTICO – Alemã Bosch lidera, seguida da japonesa Makita

Engana-se quem pensa que ferramentas domésticas não evoluem. Estão cada vez mais versáteis, práticas e eficientes – com ainda mais opções movidas a bateria. Bosch e Makita são as mais lembradas do segmento.
Líder, a Bosch aparece com 33,9%, com Makita (18,9%) e Black & Decker (11,1%) aparecendo em posições consolidadas. Marcas seguintes (Tramontina, DeWalt, Vonder e Mondial) ficam abaixo de 4%. Outras respostas representam 8,6% e 16,4% não soube responder.
A linha a bateria da líder Bosch conta com furadeiras e parafusadeiras, chaves de impacto, serras circulares / tico-tico / sabre, tupias, plainas, aspiradores, marteletes, entre outras. Há também uma linha de medição e acessórios.
A linha com bateria é dividida por voltagem, 12v e 18v, com sistemas intercambiáveis – ou seja, a mesma bateria serve em diversas ferramentas dentro da mesma voltagem.
A bateria Procore 18v é a “melhor do mundo” segundo a própria Bosch, por gerar duas vezes mais energia e pela robustez construtiva. Apenas algumas ferramentas profissionais, que exigem mais energia, são alimentadas por cabo ligado em tomadas domésticas.

Robert Bosch fundou sua empresa em 1886, ano em que os primeiros automóveis foram patenteados em seu país, Alemanha. E foi como fornecedora de componentes automotivos que a Bosch cresceu.
Inventou ou popularizou componentes como velas de ignição, faróis e buzinas elétricas, limpadores de para-brisa, rádio, freios ABS, entre outros. Entre as ferramentas elétricas, a primeira foi uma furadeira, lançada em 1932.
O Grupo Bosch em território nacional já tem mais de 65 anos de atuação e conta com quase 9 mil colaboradores. Apenas no estado de São Paulo, a Bosch possui 9 unidades.
Hoje, a empresa tem mais de 400 mil colaboradores globalmente, sendo 60 mil engenheiros, atuando em quatro grandes setores: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial – com domínio de tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Indústria 4.0.

Marca que se tornou sinônimo de “serra de mármore” no Brasil, a Makita vai muito além das suas serras elétricas. O catálogo de ferramentas é bastante amplo, incluindo linha profissional industrial.
Há ferramentas elétricas tradicionais (ligadas na tomada) e ferramentas a bateria, subdivididas por voltagem: 7.5v, 12v, 18v e 40v. Foi a empresa pioneira na produção de ferramentas movidas com baterias de íons de lítio, a mesma usada em telefones celulares.
Há também linhas de jardinagem, instrumentos de medição, aspiradores de pó e, mais recentemente, a linha “outdoor”, com vários produtos a bateria para viagens e camping.
A Makita também vende acessórios, como serras, brocas, escovas, baterias, carregadores, entre outras peças de reposição.
A empresa completou ano passado 40 anos de presença no Brasil. Mas a Makita Corporation, que hoje tem cerca de 14 mil empregados globalmente, é mais do que centenária, fundada em 1915 por Mosaburo Makita em Nagoya, Japão.
Atualmente conta com uma fábrica localizada em Ponta Grossa (PR), inaugurada em 2010; um centro de distribuição e escritório comercial em São Bernardo do Campo (SP), além de mais 9 filiais que oferecem suporte à rede autorizada com mais de 10 mil revendas e mais de 1.500 assistências técnicas em todo o país.