O que é a posição top of mind

O conhecimento de uma marca é a capacidade de o consumidor reconhecer uma marca como integrante de uma categoria. Este conceito pressupõe um elo entre uma classe de produtos e a marca e admite, por exemplo, que uma mesma marca seja muito conhecida na categoria “lava-roupas” e seja pouco conhecida na categoria “microondas”.

A mensuração do conhecimento da marca considera três estágios: desde a capacidade de o consumidor reconhecer a marca como pertencente à categoria de produtos (reconhecimento da marca), depois a lembrança espontânea da marca como uma das marcas pertencentes à categoria (lembrança da marca) até a posição de Top of Mind que é a primeira marca que o consumidor se lembra quando pensa na categoria de produtos.

O índice de Top of Mind de uma marca revela a força que a marca possui. Marcas fortes podem praticar preços mais elevados e exigir mais espaço no ponto de vendas.
Por meio da pesquisa de Top of Mind você vai conhecer a força da sua marca, a partir do percentual de pessoas que se lembram da sua marca em primeiro lugar.

POR QUE É IMPORTANTE QUE A MARCA SEJA CONHECIDA?

Ter uma marca conhecida é o primeiro passo para a construção da marca. Afinal, só poderemos pensar em criar Associações, Substância, Familiaridade e Consideração em marcas razoavelmente conhecidas. Com os resultados da Top of Mind cada um dos aspectos da construção de marca será facilitado, a partir das informações sobre a força da marca.

Associações
Não é possível criar associações entre a marca, atributos e benefícios, sem que a marca seja conhecida. Nenhum tipo de comunicação consegue ligar conceitos a uma marca que não existe na mente dos consumidores.

Familiaridade
O reconhecimento proporciona um senso de familiaridade com a marca. Os consumidores preferem o que lhes parece familiar.

Substância
A substância se baseia no fato de que se um nome é conhecido é porque deve ter uma razão (os consumidores consideram as marcas conhecidas mais importantes).

Consideração
A consideração de uma marca no elenco de marcas que o consumidor poderá escolher será determinada pelo conhecimento da marca.

Para que serve a pesquisa top of mind

A pesquisa Top of Mind IPESO servirá como fonte segura de informações para elaboração de estratégias de Marketing.
A pesquisa vai mostrar a força da marca em toda a população e também nos estratos específicos. Assim, através dos índices de Top of Mind e Lembrança Espontânea será possível definir estratégias voltadas para o público em que a marca tem maior força e planos para aumentar a lembrança espontânea em públicos específicos.
Top of Mind IPESO é uma importante ferramenta para avaliação do Plano de Comunicação e Mídia, pois através da comparação entre o perfil do público que se lembra da marca e perfil do público-alvo, você terá uma exata medida da dispersão da comunicação.

Metodologia da pesquisa

O IPESO valeu-se da metodologia mais confiável disponível para estudos de lembrança espontânea de marcas: realizou entrevistas pessoais domiciliares. Esta metodologia garante a maior representatividade estatística da população urbana de uma cidade. E a perfeita distribuição da amostra no espaço, contemplando todos os bairros e regiões da zona urbana da cidade de Sorocaba. A cidade foi dividida em setores, em cada setor foram sorteadas ruas e em cada rua foram sorteados domicílios. Em cada domicílio foi entrevistado apenas um morador, de acordo com a cota de sexo e idade.

TIPO E MÉTODO

pesquisa do tipo quantitativa, valendo-se do método descritivo estatístico.

Método de coleta de dados

Entrevistas pelo Telefone.

Instrumento de coleta de dados

Estruturado, não disfarçado

PLANO AMOSTRAL

Universo

Todos os sorocabanos com idades entre 16 e 70 anos, de todos os credos, raças, classes econômicas, residentes em todas as regiões da zona urbana da cidade de Sorocaba-SP.

Método de seleção dos respondentes

Probabilístico estratificada proporcional, realização de sorteios em estágios múltiplos

Amostra

436 pessoas

Margem de erro:

4,7%

Nível de confiança

95%

Período de realização das entrevistas

25 de novembro a 01 de dezembro de 2020