Já faz algum tempo que o leite de soja ganhou “irmãos” produzidos por outros grãos. Esse grupo tem nome: bebida vegetal. A pioneira AdeS é líder, mas outras opções começam a ganhar espaço na lembrança dos operadores.

AdeS foi lembrado por 10,3% dos operadores. As marcas seguintes formam um acirrado grupo que disputa a vice-liderança, com pico de 1,1%. São eles Nesfit, A Tal da Castanha, Nude, Na Veia, Risovita e Silk. Outras respostas representam 16,2% e 69% não soube responder.

Pioneira no mercado e estando presente no Brasil desde 1997 (não sem antes uma fundamental pesquisa de mercado), a AdeS colhe os frutos de ter chegado antes em um mercado que dominou primeiramente com seu leite de soja.

No entanto, observamos hoje a proliferação de leites derivados de outros grãos, todos com apelo saudável e/ou vegetariano-vegano.

A própria AdeS, que pertence à The Coca-Cola Company, reconhece esse movimento do mercado, incluindo o de foodservice, ao ter leites de amêndoa e de coco junto ao seu vasto portfólio de soja – que é não-transgênica e livre de vitaminas e corantes de origem animal.

Bebida Vegetal: várias marcas, que trabalham com vários tipos de grãos

Marca de produtos saudáveis da Nestlé, o que inclui cereais e biscoitos, a Nesfit oferece bebidas vegetais em 1L de Arroz Integral e de Aveia integral – esta última, com opção de Aveia e Cacau e também a embalagem de 200ml.

A marca A Tal da Castanha não trabalha com soja, mas tem uma linha com grãos diversos, como castanha de caju, amêndoa, aveia e castanha do pará, que inclui combinações entre esses grãos e outros sabores, como cacau e coco.

Já Nude e NaVeia oferecem bebidas baseadas apenas em aveia – a segunda marca inclusive é trocadilho com o grão. Uma opção interessante de ambas, oferecida também pela A Tal da Castanha, é a “Batista”, própria para fazer receitas de bebidas veganas quentes ou frias.

A Risovita traz proposta diferente, com bebidas de arroz, incluindo algumas opções combinadas a outros grãos como amendoim, amêndoas ou castanha de caju. E finalmente a Silk, que tem três opções com amêndoas, uma de coco e uma de castanha de caju.