A 8ª edição da pesquisa marca a volta da Top of Mind IPESO a Jundiaí, a última edição havia sido em 2012, intervalo de mais de uma década. Desde então, Jundiaí passou por um período de crescimento, desenvolvimento e adquiriu um importante protagonismo regional.

Esta edição reflete o crescimento da cidade e dos negócios que cresceram junto e se tornaram mais fortes nos principais segmentos.

Na última década, Jundiaí se destacou na região e atraiu investimentos significativos, impulsionando sua economia e se firmando como importante polo de negócios e progresso.

As marcas que são lembradas nessa pesquisa têm motivos para comemorar, pois construir uma marca forte na mente dos consumidores requer tempo e investimentos substanciais em comunicação.

A força das marcas locais em categorias disputadas por empresas de atuação nacional, revela o forte vínculo que os moradores de Jundiaí mantêm com suas raízes e como as marcas locais desempenham um papel fundamental na identidade da cidade.

Que esta nova edição da pesquisa seja mais um marco para Jundiaí, consolidando seu protagonismo regional e evidenciando o poder das marcas que acreditaram na cidade e cresceram junto com a vibrante Jundiaí de 2023.

Boa leitura!

Confira as marcas Top of Mind de Jundiaí 2023

Como é feita a pesquisa Top of Mind Jundiaí 2023

A pesquisa Top of Mind Jundiaí 2023 é uma pesquisa quantitativa com entrevistas telefônicas. Nos meses de abril e maio de 2023, foram ouvidos 406 jundiaienses com idades entre 16 e 70 anos, de todos os bairros da zona urbana da cidade. A amostra, do tipo probabilística estratificada proporcional foi obtida por sorteio em estágios múltiplos. Ou seja, os respondentes foram sorteados.

A pesquisa Top of Mind emprega um questionário estruturado:

– No início do questionário, são feitas as perguntas de resposta espontânea sobre a lembrança das marcas de várias categorias de produtos e serviços. Significa que para cada categoria, os entrevistadores do IPESO perguntaram: “Quando você pensa em… qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”  Os entrevistados responderam espontaneamente a primeira marca que se lembraram no momento da pesquisa.

– No final do questionário foram feitas as perguntas de qualificação dos respondentes: sexo, idade, escolaridade, renda familiar, posse de automóvel, computador etc.

Durante a fase de entrevistas o IPESO realizou a checagem de qualidade de 25% dos questionários para confirmar a fidedgnidade das respostas, verificar se não houve erros de aplicação e assim garantir a lisura da pesquisa. Para a composição da amostra, foram consideradas as mesmas proporções de faixas etárias e sexos da população jundiaiense de forma que a amostra representa uma miniatura fiel da população de Jundiaí.

A amostra de 406 jundiaienses, obtida nestes moldes, apresenta uma margem de erro de 4,8% com um nível de confiança de 95%. Trata-se, portanto, de uma amostra bastante representativa do universo de jundiaienses.

Para saber mais sobre a pesquisa Top of Mind, assista a este vídeo:

Ainda com dúvidas? Confira nosso passo a passo metodológico.