Produto tão importante que dá nome ao nosso desjejum, o café possui em Jundiaí mercado que dá grande destaque para uma marca “da casa”, o Café Caiçara.

O café Caiçara foi citado por 31%, com liderança destacada contra Melitta (19,2%), Pilão (14%) e Três Corações (12,6%). Também foram mencionadas as marcas Pelé, Brasileiro e União. Apenas 2,2% não soube responder e outras respostas representam 12,5%.

O resultado do Café Caiçara é o típico cenário da marca regional que se sobrepõe às concorrentes nacionais em lembrança, que é alcançada através de uma linha ampla em produtos, formatos e embalagens e o acompanhamento das novidades do setor.

Carolina Pignatta, gerente administrativa da Caiçara, explica: “A gente sempre está observando as tendências. Tudo o que eles [concorrência] têm, a gente tem. Não ficamos para trás. Vamos a congressos, reuniões, as sugestões da Abic”, referindo-se à Associação Brasileira da Indústria de Café.

A linha da Caiçara possui embalagens a vácuo, pouch e almofada de 500g para os cafés moídos nas versões Tradicional e Extraforte, o pouch de 250g da versão Descafeinado, além do pacote de café moído na hora.

Sob o nome Caiçara há uma linha completa de produtos, de cafés a acessórios.

O café moído na hora, em especial, tem sido bastante elogiado pelos clientes que se deparam com o sistema. “Cada vez mais o café é uma experiência, uma experiência gostosa do dia”, pontua Carolina.

“A gente tinha essa demanda de oferecer um café que tivesse frescor, aroma, café de casa de vó. O café vem em embalagem diferenciada, mais artesanal. Exige o investimento do moinho, não dá pra ter em todo lugar, mas está tendo bastante aceitação no mercado”, completa.

A Caiçara ainda possui café em grãos, oferecido em sacos de 500g, 1kg e 5kg, enquanto o café em cápsulas é vendido em caixas com 10 unidades e oferecido nas versões Clássico, Intenso e Descafeinado.

A Caiçara também tem opções de Café Solúvel e pó para preparo de Cappuccino. Sob a marca Caiçara também são comercializados acessórios como porta-filtros, filtros em papel e permanentes, coadores de pano e xícaras com a tradicional marca da empresa.

Cada vez mais o café é uma experiência, uma experiência gostosa do dia.

Carolina Pignatta, gerente administrativa da Caiçara

A história da jundiaiense Caiçara começa com uma pequena torrefação criada em 1950 pelos empreendedores João Pignatta e Geraldo de Souza Carvalho.

Com o tempo, passaram a vender café em um pequeno furgão com alto-falante, com o atrativo de oferecer vale-brindes dentro das embalagens, uma estratégia que arrebatou muitos clientes.

Como um negócio de família que atravessa gerações e se mantém com a família Pignatta desde a saída de Carvalho da sociedade, a fábrica da Caiçara ainda se encontra no mesmo endereço desde 1964.

“A marca está muito tempo no mercado. São 73 anos de tradição. Então tem essa potência, essa força de venda”, pondera Carolina.

A Cailara Alimentos não se resume à Caiçara: há um interessante portfólio de marcas.

Uma das maneiras de aumentar a participação da Caiçara Alimentos no mercado cafeeiro foi de expandir seu portfólio de marcas, movimento que começou em 1998.

“É o nosso desafio”, confessa Carolina.. “São sete marcas, cada uma com suas características e que vão bem em mercados diferentes. A Caiçara é super forte em Jundiaí e em Sorocaba. Já em Campinas, vendemos bem com o Café São Joaquim,; em Itatiba, com o Itatibense. E temos nossas marcas ‘de confronto’, com preço atrativo, Café Negrão e Campo Verde”, elenca.

A Caiçara ainda é dona do Café Bourbon – marca pioneira do grupo em café em cápsulas e a San Pietro Café, marca adquirida mais recentemente, em 2018.

Furgão dos tempos pioneiros da Caiçara, anunciando brindes aos clientes.