Toda pesquisa precisa seguir com rigor uma metodologia. Aqui nós explicamos cada etapa.

A Top of Mind Awareness (TOMA) é uma pesquisa quantitativa que utiliza o método descritivo estatístico.

O primeiro passo é a definição do universo que será estudado (e do qual será extraída a amostra). O universo das pesquisas Top of Mind Awareness costuma ser:

  • Todos os consumidores com mais de 16 anos;
  • Residentes na zona urbana da(s) cidade(s) que abrangem pesquisa;
  • Todas as classes econômicas;
  • Todos os credos;
  • Todas as raças;
  • Residentes em todos os bairros.

Em seguida será extraída uma amostra bastante representativa desse universo. O método usual é a realização de sorteio dos respondentes.

Desta maneira a amostra será probabilística, ou seja, todos as pessoas do universo terão probabilidade conhecida de serem entrevistadas.

Como sabemos, uma boa amostra é uma miniatura do universo, ou seja, tem as mesmas características com as mesmas proporções. Justamente por isso é usual que a amostra probabilística seja também proporcional.

Isso assegura que a amostra tenha as mesmas proporções de homens e mulheres, jovens, adultos e idosos etc. que existe no universo. Daí a amostra ser probabilística proporcional.

O questionário da pesquisa Top of Mind Awareness é estruturado de maneira que as perguntas sobre a lembrança das marcas sejam todas de respostas espontâneas e o respondente precisa responder rapidamente.

Victor Trujillo, CEO do IPESO

Para a realização das entrevistas, o método pode ser a entrevista telefônica ou a entrevista pessoal. No entanto, os modos não podem ser misturados, já que cada método ter suas especificidades.

A margem de erro, uma estimativa que só pode ser calculada para amostras probabilísticas, é calculada por um estatístico com base:

  • No tamanho da amostra;
  • No tamanho do universo e;
  • No nível de confiança desejado.

É usual a utilização de margens de erro entre 2% e 5%.

O questionário da pesquisa Top of Mind Awareness é estruturado de maneira que as perguntas sobre a lembrança das marcas sejam todas de respostas espontâneas e o respondente precisa responder rapidamente.

Tudo isso para obter resultados fidedignos sobre a primeira marca que vem à cabeça dos consumidores quando pensam em cada categoria de produtos e serviços.

Ao final das entrevistas os questionários são avaliados quanto à consistência das respostas e também é feita a checagem de pelo menos 25% da amostra para avaliar erros de aplicação.