Afinal… o que é posição Top of Mind Awareness?
A primeira marca que vem à cabeça em um determinado segmento.
Este é, resumidamente, o conceito do Top of Mind Awareness (TOMA). Uma marca forte, conhecida e bem posicionada é aquela que faz parte do cotidiano das pessoas, sendo lembrada espontaneamente, “na ponta da língua” do consumidor.
O conhecimento de uma marca é a capacidade de o consumidor reconhecer uma marca como integrante de uma categoria. Este conceito pressupõe um elo entre uma categoria de produtos e a marca.
Isso porque uma mesma marca de eletrodomésticos, por exemplo, pode ser ao mesmo tempo lembrada em primeiro lugar na categoria “geladeiras” e pouquíssimo lembrada na categoria “micro-ondas”
Em relação a uma categoria uma marca pode ser:
- Top of Mind – a primeira marca que o consumidor se lembra quando pensa na categoria.
- Lembrada – quando o consumidor lembra espontaneamente da marca quando pensa na categoria;
- Conhecida – quando o consumidor sabe que a marca atua naquela categoria;
- Desconhecida – quando o consumidor nãos sabe que a marca está presente naquela categoria;
Por meio das pesquisas Top of Mind Awareness é possível conhecer a força das marcas em cada categoria de produtos ou serviços, a partir do percentual de pessoas que se lembram delas em primeiro lugar.
.
Uma marca forte, conhecida e bem posicionada é aquela que faz parte do cotidiano das pessoas.
Victor Trujillo, CEO do IPESO