Marcas fortes carregam um conjunto de qualidades que qualquer negócio de sucesso precisa ter

A tão almejada posição Top of Mind Awareness (TOMA) de uma categoria é o núcleo do sucesso de uma empresa. Aos olhos dos consumidores significa boa reputação e confiabilidade, abrindo caminho para a fidelização.

A posição Top of Mind Awareness é valorizada principalmente porque revela que a marca está pronta para um novo patamar na construção de marcas que compreende explorar quatro dimensões:

1) Associações: Só é possível criar associações entre uma marca, atributos e benefícios se a marca for forte. Nenhum tipo de comunicação consegue ligar conceitos a uma marca que não existe na mente dos consumidores. A imagem de uma marca é o conjunto de características fortemente associadas a ela na cabeça dos consumidores.

2) Familiaridade: A lembrança espontânea proporciona um senso de familiaridade com a marca. Os consumidores, afinal, preferem o que lhes parece familiar.

3) Substância:  Aos olhos dos consumidores, se uma marca é forte, é porque deve ter uma boa razão. Os consumidores percebem qualidade nas marcas mais fortes. Isso é substância.

4) Marcas de consideração: Na hora de escolher entre as marcas de uma categoria, os consumidores organizam mentalmente um conjunto de marcas que consideram comprar. As marcas Top of Mind Awareness costumam ser incluídas neste conjunto.

Ter a marca lembrada em primeiro lugar significa, na maioria das vezes, possuir a liderança de mercado e um status invejável. Marcas fortes podem praticar preços mais elevados e conquistar mais espaço na gôndola, o que se traduz, respectivamente, em maior margem de lucro e maior destaque para o consumidor.

Aos olhos dos consumidores, ser Top of Mind Awareness significa boa reputação e confiabilidade, abrindo caminho para a fidelização.

Victor Trujillo, CEO do IPESO