CAFÉ – Caiçara de cara nova e com a liderança de sempre
Marca local de café que mantém uma liderança histórica contra players consagrados nacionalmente, a Caiçara se renova sem perder sua essência.
O Café Caiçara reafirma, por mais um ano, sua liderança absoluta de lembrança entre os jundiaienses quando o assunto é café.
Com 32,5% (1,5% a mais em relação a 2023), a marca jundiaiense continua com grande vantagem contra os cafés de projeção nacional Melita (19,6%), Melitta (15,7%) e Três Corações (13,6%).
Mais distantes, Brasileiro (3,9%), Caboclo (3,6%) e Pelé (3,2%) completam o Top-7 de marcas. Outras respostas representam 5%, mostrando um universo limitado de marcas lembradas, e apenas 2,9% dos entrevistados não lembraram de nenhuma marca.
Com a proposta “o passado e o presente se encontram em uma nova identidade, honrando o passado e abraçando o futuro”, o Café Caiçara apresentou em abril seu novo logo.
É a terceira mudança desde a fundação, mantendo como temática o “caiçarinha”, que foi redesenhado e modernizado. As fontes também foram atualizadas.
Com marca nova, todas as embalagens do Café Caiçara também ganharam nova roupagem, com design moderno, porém mantendo forte identificação junto ao fiel público consumidor.
A história da jundiaiense Caiçara começa com uma pequena torrefação criada em 1950 pelos empreendedores João Pignatta e Geraldo de Souza Carvalho.
Com o tempo, passaram a vender café em um pequeno furgão com alto-falante, com o atrativo de oferecer vale-brindes dentro das embalagens, uma estratégia que arrebatou muitos clientes.
Como um negócio de família que atravessa gerações e se mantém com a família Pignatta desde a saída de Carvalho da sociedade, a fábrica da Caiçara ainda se encontra no mesmo endereço desde 1964 – portanto, em celebração de 60 anos.
Além da venda de café e acessórios, a Caiçara possui serviço de locação e venda de máquinas de café, insumos para máquinas e manutenção.
O Café Caiçara não é a única marca da Caiçara Alimentos, que nos últimos anos vem diversificando seu portfólio, com a proposta de um café ideal para todas as preferências.
O Café Campo Verde foi criado em 1998 pela Caiçara como opção com preço atrativo e acessível. Ele compartilha essa característica com o Café Negrão, fundando em Campinas em 1966 e incorporado pelo grupo em 2014.
O Café Itatibense, fundado em 1951 em Itatiba e sucesso naquela cidade, foi adquirido em 2016. O mesmo sucesso, em Campinas, é o do Café São Joaquim, que desde 2010 é da Caiçara e é marca mais antiga ainda à venda no país, fundada em 1898.
Na linha gourmet, 100% arábica, duas marcas: o Café San Pietro, criado em Aceburgo-MG com todo ciclo próprio, do plantio à distribuição; e o Café Bourbon, marca pioneira do grupo em cápsulas de café.