Em tempos de redes sociais, não podemos esquecer da enorme força comunicativa dos canais regionais. E no segmento, não há emissora mais lembrada que a TV TEM.

Há 18 anos levando informação e entretenimento para grande parte do estado de São Paulo, a TV Tem é o canal de comunicação mais assistido pelos sorocabanos.

Na edição 2021 da Top of Mind, a emissora recebeu 64,9% das menções espontâneas dos entrevistados quando o assunto é TV regional, bem à frente de outros canais.

Presente em 49% do território paulista, o que corresponde a 318 municípios, a emissora possui a maior cobertura geográfica entre as afiliadas da Rede Globo no estado.

São aproximadamente 9 milhões de telespectadores potenciais, distribuídos nas quatro bases de transmissão: 2,5 milhões em Bauru, 2,4 milhões em Sorocaba, 2,5 milhões em São José do Rio Preto e 1,3 milhão em Itapetininga.

Por que a TV Tem é a mais assistida?

Vinicius Garrido, diretor-geral da TV TEM

O desejo de produzir programas que conversem com seu público e sejam a cara da nossa região pode ser o motivo do reconhecimento alcançado por quem se identifica e assiste à TV Tem.

O canal sempre buscou oferecer conteúdo variado que aborde temas como política, esporte, cultura, saúde, economia, educação, serviço, lazer e cidadania, com reportagens, entrevistas e séries de peso.

Para entender o sucesso com o público, devemos conhecer sua trajetória de evolução até aqui.

Tudo começou no dia 6 de maio de 2003, quando a emissora foi fundada através da união da TV Aliança (Sorocaba), TV Modelo (Bauru), TV Progresso (São José do Rio Preto) e TV Itapetininga (Itapetininga).

No dia seguinte, foi lançado o Tem Notícias, carro-chefe da sua programação, transmitindo informação relevante sobre os acontecimentos da região. Os investimentos permitiram uma transmissão moderna, com qualidade de imagem e som aos telespectadores. De lá para cá, os avanços tecnológicos não pararam.

Por determinação do Ministério das Telecomunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal analógico começou a ser desligado no interior de São Paulo.

Sendo assim, a emissora passou a contar com sinal digital em toda a sua área de cobertura, permitindo um jornalismo mais ágil e com maior presença local.

Hoje, a afiliada conta com a direção de Vinícius Garrido, que começou na emissora como estagiário de Engenharia Eletrônica em 1997, antes da formação da TV Tem como existe hoje.

Antes de ser promovido a diretor-geral, Garrido foi conquistando espaço na empresa e passou por cargos de diretor-financeiro e administrativo.

Jornalismo número 1

Thiago Ariosi comanda o Tem Notícias 1ª Edição

O jornalismo da Tv Tem é sem dúvida o que tem maior audiência em Sorocaba e região, por trazer as notícias mais relevantes de interesse da população. Ao longo de quase duas décadas, a afiliada aumentou sua grade de telejornais diários para continuar atendendo à crescente demanda por informação.

O Bom Dia Cidade foi pensado para trazer as primeiras notícias do dia logo pela manhã, com a apresentação de Mayara Corrêa. Já o Tem Notícias passou a ter duas edições: a primeira no horário do almoço, hoje apresentada por Thiago Ariosi, e a segunda no início da noite, sob o comando de Danielle Borba (foto destaque).

Além disso, os estúdios ganharam uma nova identidade visual totalmente tecnológica, ampla e clean, proporcionando maior dinamismo e interatividade com o telespectador.

E para falar sobre a vida no campo, a emissora também colocou em sua grade um programa jornalístico que mostra a vida do pequeno e grande produtor rural, além das novidades do agronegócio: o Nosso Campo, apresentado por Antonio Nóbrega, exibido aos domingos. As matérias procuram destacar as riquezas do nosso território e suas receitas típicas.

Mayara Corrêa, a cara do Bom Dia Cidade
Antonio Nobrega lidera o Nosso Campo

Histórias da nossa gente

A alegria, o bom humor e a força de vontade do nosso povo são nossas características marcantes, por isso a TV Tem desenhou uma conexão forte que se estabelece em sua programação de entretenimento. Assim, surgiu o Revista de Sábado, um programa onde o principal foco é a valorização da cultura e tradição regionais.

A cada semana, a equipe de produção viaja por uma das 318 cidades da área de cobertura para mostrar seus pontos turísticos e dar voz às “figuras ilustres”, revelando suas curiosidades, atrações e culinária locais.

Tudo com uma linguagem leve e descontraída que atrai todas as idades.

Os apresentadores Marcos Paiva e Priscila Tanganelli, que formam a dupla dinâmica de alto-astral do programa, gravaram uma mensagem agradecendo o carinho e reconhecimento do público por escolher a TV Tem como o veículo regional mais lembrado e assistido no dia a dia.

Veja no vídeo, feito especialmente para a Top of Mind IPESO:

De olho no empreendedorismo

Pra falar com os empreendedores da região e mostrar novas ideias e insights do mercado, a emissora lançou o novo programa Empreender, voltado ao mundo empresarial de todos os ramos. Comandado por Fred Rocha, o programa vai ao ar nas manhãs de sábado, sempre com conteúdo rico, reportagens e entrevistas sobre as tendências de cada setor e histórias de sucesso.

As manhãs de sábado são de Fred Rocha

Compromisso social

Ao longo de quase duas décadas, a Tv Tem não somente avançou em tecnologia, mas reformulou sua visão social e ampliou seu envolvimento com questões voltadas à comunidade local, apoiando grandes campanhas. Sendo assim, nasceram vários projetos:

  • Parte de VC!

A emissora é primeira do estado de São Paulo a ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa integração foi estabelecida mediante o compromisso de reportar anualmente o seu progresso em relação aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Assim, a iniciativa Parte de VC! estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

Antes de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, a afiliada já era signatária dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), sendo a primeira emissora de televisão do país a se associar ao programa da ONU.

  • Tem Games

Por dez anos, o Tem Games foi o maior campeonato de videogames do Brasil em número de participantes presenciais, que disputavam jogos de luta, corrida, música, futebol e dança. Ao todo, foram mais de 12 mil participantes em 40 eventos promovidos pela Tv Tem.

 Toda essa experiência com o universo gamer deu origem a uma plataforma direcionada aos apaixonados por e-sports e que será lançada em breve.

  • Bem Legal

Campanha de solidariedade da Tv Tem presente em todos os eventos da emissora. A ação conta com o apoio da comunidade, arrecadando doações de alimentos para ajudar instituições assistenciais do interior paulista. Desde 2009, mais de 630 toneladas de mantimentos foram recolhidas em todas as edições do projeto.

  • Cidade Limpa

Desde 2003, essa iniciativa busca conscientizar pessoas sobre a importância do descarte correto de lixo e entulhos para evitar a poluição e disseminação de doenças. Realizado em toda área de cobertura da Tv Tem, o projeto já recolheu mais de 324 mil toneladas de materiais em parceria com as prefeituras.

  • Se Liga Aí!

O Se Liga Aí é um projeto que estimula a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, por meio de um concurso de filmes amadores de até 1 minuto. De 2017 até 2021, uma média de 4 mil participantes se inscreveram produzindo mais de 400 vídeos.

  • Tem Mais Verde

Com esse planejamento, a Tv Tem promoveu o plantio de mais de 6.200 mudas de árvores em diversas cidades da nossa área, revitalizando centros urbanos e proporcionando qualidade de vida.

  • Drive Pet

Evento em forma de drive-thru (em função dos protocolos ligados à pandemia da Covid-19) em parceria com empresas interessadas no bem-estar animal, com o envolvimento das pessoas na companhia de seus bichinhos de estimação, num dia repleto de atividades e orientações profissionais sobre os cuidados com os pets.

Neste ano, a campanha aconteceu em Santa Cruz do Rio Pardo, com a presença de 282 carros (uma média de 847 pessoas), além de 200 pedestres, totalizando um público de mais de 1 mil pessoas. Além disso, foram arrecadados mais de 70 quilos de alimentos para o fundo social da cidade.

  • Tem Running

Iniciativa de caráter esportivo voltada ao público praticante de corrida de rua e caminhada, mas também com o objetivo de promover um estilo de vida mais ativo e saudável. A 4ª edição, em 2019, reuniu mais de 1.500 participantes, entre atletas amadores, membros de grupos de corrida e crianças.

  • Bairro Ideal

Idealizado pela Tv Tem, o projeto percorre diferentes regiões nos municípios da área de cobertura da emissora, abrindo um canal de comunicação entre a população e o poder público.

  • Tem Arte

O projeto busca envolver a comunidade levando diversão e atividades educativas, em parceria com os governos municipais. Desde 2015, mais de 69 mil pessoas participaram do evento.

  • Mulher Iltda

Ação que celebra a criatividade e apoia o empreendedorismo feminino pelo interior paulista por meio de cursos voltados a negócios, inteligência emocional, marketing, finanças, formalização profissional e inovação em vendas. Cerca de 2.200 mulheres foram capacitadas na última edição, ocorrida neste ano.

  • Emprega Sorocaba

Evento que visa proporcionar orientação para pessoas que buscam recolocação profissional ou seu primeiro emprego. Em 20021, 3.300 pessoas foram atendidas e 2.300 encaminhadas para entrevistas. Nos cursos oferecidos, foram 1 mil adesões e 3 mil vagas de empregos disponibilizadas com o auxílio da TV Tem.

  • Capacita MEI

Ação da Tv Tem em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo levar informação aos MEIs e a quem busca inspirações e ideias criativas para enfrentar as dificuldades encontradas no meio empreendedor.

  • Eu profissional em casa

Em parceria com o Senac, a emissora promoveu a primeira edição do “Eu Profissional em casa”, em 2020. Composto por cinco lives gratuitas, o projeto recebeu mais de 16 mil inscrições e ajudou empreendedores em isolamento social.

Canais na internet

A afiliada também cresceu em seu conteúdo produzido através dos portais g1, ge e Gshow, contando também com a transmissão ao vivo da sua programação pelo Globoplay.

Essas plataformas estão hoje no ranking das mais acessadas em notícias e variedades. Nas editorias de Sorocaba e Jundiaí, o g1 completa dez anos no ar, cobrindo fatos em 21 cidades do interior paulista. Toda essa rede permite que a relação dos internautas com as marcas seja desenvolvida numa experiência multicanal.

O conteúdo sai da edição televisiva e ganha vida em outras plataformas, como digital, streaming e social.

Diante dessas inúmeras possibilidades, a TV Tem está aberta a todos, somando com empresas, instituições e com os interesses do seu público, formando uma aliança de compromisso sólida e interagindo com todos os perfis para levar sempre adiante o que há de melhor em comunicação e oportunidades para Sorocaba e região.