Sorocaba é muito bem atendida quando o assunto é supermercado. E dentre tantas marcas e propostas, o Tauste é Top of Mind do segmento, enquanto a Rede Correia apresenta crescimento como rede local.

O Tauste foi citado espontaneamente por 21,2% dos entrevistados, com boa margem na liderança. A segunda posição teve um empate técnico entre a Rede Bom Lugar e os Supermercados Correia, com 10,8% e 9,4% de menções, respectivamente.

O resultado representa a consolidação do Tauste como líder do segmento. A rede repetiu a liderança de 2020, porém com ainda mais percentual, subindo de 17,7% para 21,2% das menções.

A chegada do Tauste a Sorocaba, em 2014, foi cercada de ousadia. Instalou-se em pleno Campolim (foto destaque), chamando para a “briga” os gigantes Carrefour, Extra e Walmart.

A aposta em ambiente sofisticado, porém com variedade, preço competitivo e eficiência em todos os setores (incluindo os caixas) caiu no gosto do sorocabano. Tanto que a cidade tem três das oito unidades do Tauste, presente também em Bauru, Jundiaí e em Marília, onde foi fundado, em 1991.  

Após a chegada em 2014, demorou apenas dois anos para que o Tauste instalasse a segunda unidade, desta vez para a clientela da Zona Norte, na Avenida Itavuvu. E em 2020, a terceira unidade era erguida na Avenida General Carneiro, eixo da Zona Oeste – a mais nova da rede e com funcionamento 24h.

Diferentemente do que muitos pensam, Tauste não é um sobrenome, tampouco uma sigla o acrônimo.

O nome é uma homenagem dos fundadores aos seus avós e bisavós, imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil em 1903 vindos da cidade de Tauste, no centro-norte da Espanha.

Hoje, o Tauste emprega quase 3.800 colaboradores em suas 8 lojas, com 291 caixas, 3.079 vagas de estacionamento e 148 mil metros quadrados de área construída.


Com o conceito “do ladinho da sua casa tem”, a rede de Supermercados Correia se consolidou nos bairros e criou seu próprio caminho de fortalecimento da marca, tudo através de muito trabalho.

O Correia saltou de 3,7% para 9,4% de menções da Top of Mind em apenas um ano – o que representa um crescimento de 154% no período.

Essa conquista é fruto da visão de negócios do casal Maria e Guy Forgalan Correa, que abriram em 10 de outubro de 1984 um pequeno mercadinho de bairro em Votorantim.

O objetivo inicial era ingressar no comércio varejista e reunir os oito filhos no negócio. Quem estudasse de manhã trabalharia à tarde na mercearia e vice-versa, em uma ideia que trilhou o aprendizado e vida profissional dos filhos.

A evolução da primeira unidade para as dezoito unidades de supermercados da Rede Correia, em cidades como Sorocaba, Votorantim, Iperó e Salto de Pirapora, tudo com distribuição própria, é um dos cases de sucesso em empresas familiares nesse segmento.

A nova geração de filhos e netos dos fundadores avança em direção contínua de estudo e pesquisa de mercado para a expansão das suas lojas, planejado para atender os seus clientes em bairros e locais estratégicos.

A Rede Correia possui hoje cartão de crédito e aplicativo próprios, faz entregas a domicílio, além de oferecer hortifruti, padaria e açougue com produtos de primeiríssima qualidade.