JORNAL – Cruzeiro do Sul vai além do papel de jornal local
Marca mais longeva da pesquisa, o centenário Cruzeiro do Sul, sinônimo de jornal em Sorocaba, levou sua força para a web.
Com um índice de lembrança de 70,2%, segundo mais alto de toda Top Sorocaba 2024, o Cruzeiro do Sul mostra o quanto sua marca é forte e presente entre os sorocabanos quando o assunto é jornal.
O Cruzeiro é seguido de muito longe pelos dois mais tradicionais jornais de São Paulo, a Folha de S. Paulo (6,6%) e o “Estadão” Estado de S. Paulo (2%).
A lista é completada pelos veículos sorocabanos Diário de Sorocaba (2%), Jornal Z Norte (1,2%) e Jornal Ipanema (0,5%).
Outras respostas representam apenas 1,2%, ilustrando poucas opções alternativas de jornal. O índice de 16,3% de entrevistados que não souberam responder também é relativamente baixo.
Com 121 anos completados em junho, o Jornal Cruzeiro do Sul foi fundado em 1903 e é uma das poucas instituições centenárias de Sorocaba ainda ativas – e, de longe, a marca mais longeva a aparecer na Top Sorocaba deste ano.
Desde 1965, o jornal é administrado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), entidade sem fins lucrativos ligada à Loja Maçônica Perseverança III.
Segundo dados da própria FUA, o Cruzeiro do Sul é o jornal com maior tiragem e percentual de assinantes no interior do Estado de São Paulo, com 21 mil exemplares diários, número que se eleva para 22 mil no domingo.
Ainda de acordo com a fundação, o site do Jornal recebe atualização constante dos fatos ocorridos na cidade, no país e no mundo. A cada mês, são 4,5 milhões de páginas vistas e 1 milhão de usuários únicos.