Brand Valuation ou avaliação da marca é o processo de estimar o valor financeiro de uma marca, separadamente de todos os ativos de uma empresa, em um mercado definido.

Significa dizer que a marca tem um valor próprio. Esse valor costuma aparecer quando a empresa é vendida. Em geral, o valor de venda de uma empresa que tem uma (ou várias) marca forte costuma ser maior do que a soma de todos os ativos da empresa (imóveis, prédios, instalações, equipamentos, veículos, patentes, direitos creditórios etc.).

Essa diferença entre a soma de todos os ativos tangíveis e o valor de venda, geralmente é atribuída à marca.

O valor de uma marca não mantém relação direta com os investimentos feitos em publicidade e propaganda, ou seja, a marca não vale aquilo que demandou de investimentos.

A marca vale pelo seu prêmio de preço – que é o quanto os consumidores aceitam pagar mais caro por um produto daquela marca em relação a uma marca desconhecida.

A marca vale pelo seu prêmio de preço – que é o quanto os consumidores aceitam pagar mais caro por um produto daquela marca em relação a uma marca desconhecida.

Victor Trujillo, CEO do IPESO

Marcas fortes – aquelas que possuem elevado índice de Top of Mind – geralmente admitem maior prêmio de preço. A preferência dos consumidores e o Brand Image (imagem de marca) também têm forte influência no prêmio de preço.

O Brand Valuation exprime em valor monetário qual é o valor presente da marca, ou seja, quanto vale a marca atualmente. Neste valor monetário já está embutido o quanto esta marca vai gerar de prêmio de preços no seu mercado, na perpetuidade.

O Brand Valuation revela, portanto, o potencial que a marca possui de gerar receitas no seu mercado, a partir de hoje, infinitamente. Trata-se de um valor potencial que, na prática, pode ser superado à medida da estratégia empresarial, crescimento da economia, enfraquecimento da concorrência etc.

De outra sorte, é lícito considerar que o valor pode não ser alcançado nos anos seguintes com a entrada de novos players, crises econômicas, catástrofes ou mudanças de hábitos dos consumidores do produto ou serviço em questão.