Victor Trujillo*

trujillo@ipeso.com.br

Você convidaria para a festa do seu aniversário quem não conhece você? O mesmo raciocínio vale para suas iniciativas de comunicação. Primeiro a sua marca precisa ser conhecida. Depois lembrada. Então você vai vender para quem se lembra da sua marca. Simples assim.

Se a sua marca não nasceu hoje ela já é conhecida por muitos consumidores. E, conforme os investimentos que você já fez em comunicação, ela também deve ser lembrada por muitos consumidores.

Mas como saber o quanto a sua marca é lembrada e qual é o perfil de quem se lembra da sua marca quando pensa nos produtos e serviços que você oferece? É para isso que servem as pesquisas de lembrança de marca do tipo Top of Mind Awareness (TOMA).

Elas vão mostrar a você o quanto a sua marca é lembrada e o perfil de quem se lembra da sua marca.

Com base nas pesquisas Top of Mind você saberá, por exemplo, se a sua marca é mais lembrada por homens do que mulheres, por faixa etária, região da cidade, escolaridade, renda etc.

De posse dessas informações você poderá direcionar a sua comunicação para esse público que já se lembra da sua marca. Desta forma, os seus investimentos em comunicação terão retorno maior. E você terá parâmetros para decidir se vai anunciar na rádio A ou na rádio B e também para ajustar o público-alvo se for patrocinar links no Google ou impulsionar uma postagem no Instagram ou no Facebook.

Como saber o quanto a sua marca é lembrada e qual é o perfil de quem se lembra da sua marca quando pensa nos produtos e serviços que você oferece? É para isso que servem as pesquisas do tipo Top of Mind Awareness (TOMA).

E você poderá ver também o desempenho das outras marcas. E assim poderá identificar exatamente quem são os seus verdadeiros concorrentes. Ou seja, quais as marcas que disputam o mesmo público que você.

Se você investiu algum dinheiro divulgando a sua marca, o relatório da pesquisa Top of Mind Awareness (TOMA) vai revelar qual público você atingiu. Daí você poderá ajustar as suas ofertas exatamente para o público que já se lembra da sua marca.

Se você está pensando em abrir uma filial em outra região da cidade (ou estender o delivery para uma região que você não atende atualmente) você poderá comparar a lembrança da sua marca (e dos concorrentes) nas diferentes regiões da cidade.

O relatório da pesquisa é de fácil leitura e tem gráficos que ilustram bem os principais resultados (lembrança geral, por sexo, faixa etária, escolaridade, classe econômica e região da cidade), destacando aquilo que é mais importante de ser visto por você, sobre a sua marca e o seu público.

O relatório da pesquisa é de fácil leitura e tem gráficos que ilustram bem os principais resultados, destacando aquilo que é mais importante de ser visto por você, sobre a sua marca e o seu público.

O preço é acessível a empresas de todos os portes. Agora a sua empresa poderá concorrer em pé de igualdade com empresas maiores que costumam contratar muitas pesquisas.

Toda essa informação, somada à sua experiência no negócio, resultará em estratégias comerciais de sucesso.

Desligue o achômetro. Pare de improvisar na hora de definir o público-alvo do seu negócio. Contrate a pesquisa Top of Mind Awareness (TOMA) para saber o perfil de quem já se lembra da sua marca. E venda para quem se lembra da sua marca.

* Victor Trujillo é CEO do IPESO