No Brasil, o segmento de farmácia e drogaria é composto por marcas fortes, de atuação nacional. Mas em Sorocaba, quem se destaca é a Farma Ponte, marca regional que mais uma vez é Top of Mind.

A Farma Ponte obteve 32,5% de lembrança espontânea do público sorocabano, com praticamente o dobro de menções de Drogasil (16,1%). Em seguida vieram Drogaria São Paulo (12,7%) e Droga Raia (9,1%), que formam três grandes redes nacionais há muito estabelecidas. Com isso, a Farma Ponte mantém uma liderança histórica que remonta as primeiras edições da Top of Mind IPESO.

Nascida na década de 1960 na Zona Leste de Sorocaba, a história de crescimento da Farma Ponte começa na década de 1980, quando ela é adquirida pelo atual proprietário e começa a se destacar pela inovação.

A Farma Ponte foi a primeira a fazer entrega em domicílio na região de Sorocaba e implantou o Convênio Empresa, em que trabalhadores podem adquirir remédios com desconto em folha de pagamento. Hoje, esse sistema conta com mais de mil empresas conveniadas em todo o estado.

Em 1984 surge a primeira Farma Ponte 24 horas, localizada na Av. São Paulo. No mesmo ano começa a primeira expansão da rede, com uma filial em Votorantim. Em 1993 foi a vez de outros serviço, a criação da Farma Ponte Manipulação.

A rede ganhou recentemente um novo visual e marca com layout renovado

A segunda expansão vem em 2004, com inauguração de unidades em 12 cidades na região oeste do estado. Dois anos depois, a Farma Ponte entra no mercado mais concorrido de todos, a cidade de São Paulo, com cinco unidades.

Em 2015 foi a vez de ampliar atividades em direção ao litoral norte paulista. O crescimento da rede continua, com mais unidades na capital paulista e interior de São Paulo, principalmente na Região de Campinas.

A rede possui ainda um Centro Administrativo de 8 mil m², que possibilita gestão de estoque, com grande quantidade e variedade de produtos. E o programa Farmácia Popular está presente em 90% das lojas, com acesso da população a medicamentos essenciais.

Nos últimos anos, a rede também investiu na modernização das lojas, que ganharam novo visual, além da própria marca Farma Ponte ter sido graficamente renovada.

Farma Ponte: liderança histórica