A necessidade por cuidados de saúde nunca foi tão grande quanto nos últimos tempos. E no ramo de planos de saúde, a Unimed se mantém com grande vantagem no numero de menções.

A Unimed Sorocaba obteve um total de 52,4% da lembrança espontânea dos entrevistados desta edição sorocabana entre os planos de saúde, bem à frente da Intermédica, segunda colocada, com 11,8% de lembrança.

O atual Sistema Nacional Unimed começou na cidade de Santos, em 1967, através dos dirigentes da Associação e do Sindicato dos Médicos, inconformados com o desempenho insatisfatório da medicina pública.

Apostaram no sistema de cooperativismo e deu certo. Logo, o modelo começou a ser replicado em outras cidades.

A Unimed de Sorocaba surgiu através da Sociedade Médica de Sorocaba, em 1971, pela iniciativa do seu então presidente, Prof. Dr. Newton de Oliveira. Ele convocou assembleia na qual convidou colegas da Unimed de Santos para que fizessem uma exposição sobre a organização e funcionamento da cooperativa.

Inaugurado em 1996, o Hospital Dr. Miguel Soeiro impressiona pela estrutura e modernidade

Houve muito interesse dos membros da Sociedade, e a fundação oficial se deu em 4 de junho de 1971, a 18ª cooperativa nacional, com adesão inicial de 47 médicos. Atualmente, a Unimed Sorocaba conta com mais de mil médicos cooperados.

A principal estrutura da Unimed Sorocaba é o hospital próprio, com estrutura completa e considerado um centro de excelência em toda a América Latina, Foi inaugurado em janeiro de 1996 com recursos da mais alta tecnologia e que é constantemente atualizado.

Ele leva o nome do Dr. Miguel Soeiro, primeiro Superintendente da Unimed Sorocaba, e está localizado numa área de 67 mil m².

O hospital é a principal de uma série de 15 unidades da Unimed Sorocaba por toda a cidade, como o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (Nais), a Unidade Zona Norte no Shopping Cidade, as Farmácias, a Unidade Operacional, entre outras. E fora de Sorocaba ainda há unidades em Piedade, Porto Feliz e Boituva – esta última, inaugurada em setembro.  

A Unimed Sorocaba possui números impressionantes. São mais de 97 mil clientes, 1.170 cooperados, 2.557 colaboradores, 82 clínicas credenciadas, 13 centros de diagnósticos credenciados, 7 laboratórios credenciados, 11 hospitais credenciados e mais de 1 milhão de exames realizados – o último número apurado era de 1.149.560 exames.

Boituva é a mais nova das 15 unidades da Unimed