Sorocabano, como todo paulista, adora padaria. E dentre todas as padarias, tem uma que está sempre na lembrança. A Real mostrou novamente força da marca e é Top of Mind do segmento.

Dona de um retrospecto “invicto” desde que a categoria Padaria foi introduzida no Top of Mind IPESO, a Real foi este ano a mais lembrada por 55,8% dos entrevistados, bem à frente da Padaria Santa Rosália, com 4,6% das menções, e da Panicenter, com 4,1%.

Fundada em 1957 pelos irmãos José Vicente e Carlos Alberto de Souza, a Real se mantém como um negócio de família e segue em expansão.

Em 2021, uma nova unidade da Real foi aberta com a inauguração do Tauste da Avenida General Carneiro. Este novo ponto se junta à estrutura já existente, composta pela unidade Real Centro (1957), Real Campolim (1992), Real Afonso Vergueiro (1999) e Real Alto da Boa Vista (2014, foto destaque), além de um quiosque dentro do hospital Dr. Miguel Soeiro (Unimed).

A Real sempre teve vocação para inovar. Foi a primeira padaria de Sorocaba a oferecer pão francês a toda hora do dia, quando o comum era assar pães apenas na parte da manhã.

Dentro dessa proposta, criou a famosa “janelinha”, um precursor do tão conhecido sistema drive-thru, onde era possível comprar pão na madrugada, após a padaria fechar. Também inovou com a chegada da Real Conveniência, primeira padaria 24 Horas da cidade, assim que ela foi inaugurada, ainda nos primeiros momentos de expansão do Campolim.

As unidades seguintes também têm seus serviços exclusivos, dotadas de self-service na hora do almoço, tendo a unidade Afonso Vergueiro uma lancheria e a do Alto da Boa Vista uma pizzaria.

Real Centro, onde tudo começou

Mas nenhum serviço diferenciado seria bem sucedido se não fosse acompanhado de bons produtos. A Real mantém uma gama variada na panificação, na confeitaria, na mercearia e nos restaurantes, além da venda de produtos nacionais e importados.

O item mais famoso é bastante conhecido: a coxinha, que surgiu em 1992 com a tradicional versão de frango com catupiry e sempre ganha recheios diferentes a cada mês. A Real se mantém atualizada com várias formas de comércio eletrônico, incluindo oferta de produtos através de aplicativos, prática que teve grande crescimento durante a pandemia.

Também em 2021, a Real começou operações em São Paulo, possibilitando aos moradores da capital conhecerem o sucesso gastronômico que virou símbolo de Sorocaba.

A operação pode ser classificada como a perfeita união entre tradição e modernidade. Isso porque os pedidos podem ser feitos através das tecnológicas plataformas online de delivery, ao mesmo tempo em que o ponto físico segue uma tradição do grupo: é uma janelinha de encomenda – como era a dos pães da madrugada, muitas décadas atrás.

A famosa coxinha de frango com Catupiry; Real Conveniência quando inaugurada; Real Afonso Vergueiro e nova Unidade em Pinheiros, São Paulo.