Imprevistos acontecem, e podem acontecer com o automóvel. Seguro automotivo é proteção para um bem tão valioso e também assistência nas horas difíceis. A marca que está na cabeça do paulista é a Porto Seguro.

A Porto Seguro obteve uma sólida liderança na pesquisa, com 45,5% de citações espontâneas. O percentual representa uma distância considerável para a segunda colocada, Bradesco, com 5,8%.

Com percentuais variando entre 1% e 3% também foram mencionadas Mapfre, Allianz, Azul, Tokio Marine e HDI Seguros. Outras respostas representam 14,6% e 23,5% não souberam responder.

A história da Porto Seguro iniciou em 1945, quando começou a vender seguros na cidade de São Paulo.

Naquela época a companhia era muito pequena, posicionada como a 44ª companhia de seguros no Brasil e composta por apenas 25 funcionários.

Atualmente a Porto Seguro é a 3ª maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel, residência e empresarial.

São 14 mil funcionários, 120 filiais espalhadas por todo o país, além de aproximadamente 35 mil corretores independentes e 12 mil prestadores de serviço.

Em 2003, a Companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, quinta colocada da pesquisa, que possui foco principalmente na oferta de seguros de automóvel.

Em 2009, Porto Seguro e Itaú Unibanco fundiram as operações de seguros residenciais e de automóveis, oferecendo produtos para atender os diversos segmentos de mercado, por meio das marcas Porto Seguro, Itaú Auto e Residência e Azul Seguros.