Amplamente usado para realçar o sabor das carnes de uma receita, o caldo concentrado tem como líder de setor a marca que popularizou mundialmente o produto, a Knorr.

Os caldos da Knorr foram mencionados por 55% dos operadores foodservice, distância bastante confortável para a vice-líder, a histórica rival Maggi, que obteve 9,5%.

Terceira colocada, a Ajinomoto obteve 4,5%, seguida das marcas Sazon, Arisco, Kitano e Qualimax. Outras marcas representaram 4,2% e 18,1% dos entrevistados não soube responder.

Em sua linha Mais Sabor de Foodservice, a Knorr oferece quatro tipos de caldos, nos sabores Delícias do Mar (peixe e camarão), Legumes, Galinha e Carne.

Diante da vigente preocupação como os níveis de sódio nos alimentos, todos os caldos Knorr possuem níveis reduzidos de sal.

A Knorr está desde 2000 sob o guarda-chuva da gigante Unilever – de onde é a marca mais importante em termos de vendas. Além de Knorr, a Unilever possui outras marcas tradicionais em seu portfólio, como Hellmann’s, Maizena e Arisco.

Seus produtos foodservice são da linha Unilever Food Solutions. “A empresa nasceu a partir da oportunidade de elevar o padrão de relacionamento e serviços para estabelecimentos de alimentação fora do lar”, afirma Mayara Aliprandi, Gerente de Marketing da Unilever Food Solutions.

“A Unilever Food Solutions oferece mais que produtos de alta qualidade, e sim benefícios como eficiência operacional para os restaurantes contando com a expertise de um time de chefs de cozinha. Seu propósito é, por meio das marcas e serviços, apoiar, inspirar e transformar, liberando os chefs e cozinheiros para que façam o que amam, que é cozinhar e criar”, completa.

A Knorr completou 60 anos de atuação no Brasil, com liderança em duas categorias da Top Foodservice: Caldos e Temperos em Pó.

Antiga fábrica da Knorr da Alemanha, onde já era uma potência no Século XIX.

A história da Knorr, entretanto, é muito mais antiga, tendo sido fundada na Alemanha em 1838 por Carl Heinrich Theodor Knorr, pioneiro no desenvolvimento temperos e vegetais secos, que duravam muito mais, sem perder sabor e valor nutricional.

As primeiras sopas secas da marca foram lançadas em 1873 e o primeiro cubo de caldo de carne veio em 1912, se tornando sucesso imediato, amplamente usado até hoje. A própria Knorr afirma que diariamente 320 milhões de pessoas em todo o mundo apreciam produtos da marca.