Ingrediente que agrega sabor e sofisticação, o leite de coco se “libertou” da moqueca e se apresenta em receitas variadas, doces e salgadas – principalmente da marca Sococo, marca que obteve a maior diferença na liderança.

A liderança da Sococo foi a maior de toda a pesquisa. Com 49,2% de menções, abriu 40,2% para a segunda marca mais citada, a Ducoco, com 9%. A seguir, Menina (4,7%), Kero Coco (2,1%), Copra (1,3%), Bom Coco e Mais Coco (1,1%). Outras respostas representam 4,4% e 27,1% não soube responder.

A Sococo possui três opções de leite de coco: Tradicional, Light e RTC (reduzido teor calórico). São vendidas em caixas longa-vida de 200ml ou 1L, e nas garrafas de vidro de 200ml ou 500ml. Para operadores foodservice, a Sococo disponibiliza seu leite de coco concentrado em caixa de 20 litros.

A chamada Linha Industrial, com outros derivados de coco, é oferecida em embalagens de tamanhos variados, incluindo Coco Ralado, Sweet Coco (adoçado), Flococo, Coco Queimado em Flocos, Coco Ralado Fino, além de Cocada Cremosa em latas de 3,7kg, nas versões Branca e Queimada.

A Sococo foi criada em 1966 em Maceió (AL), na iniciativa de dois irmãos portugueses comerciantes em produzir e distribuir para o Brasil e exterior produtos derivados de coco – algo muito restrito naquele tempo.

Para distribuir o produto de maneira inteligente, se valem de caminhões que chegavam do sudeste cheios de carga, mas que normalmente voltavam vazios.

Com o sucesso da empreitada e a liderança do mercado, deram um passo ousado, que fez a empresa dominar toda cadeia produtiva.

Na virada para a década de 1980, passam a plantar e cultivar os próprios coqueirais no Pará, projeto agrícola que exigiu anos de estudo e pesquisa.

Atualmente, a Sococo administra 1,5 milhão de coqueiros e sua unidade industrial na também paraense cidade de Ananindeua. O grupo emprega hoje com 5 mil funcionários.

Desde a virada para os anos 1980, a Sococo produz seu próprio coco no Pará