Na estreia da categoria Faculdade de Engenharia na Top Sorocaba a FACENS mostra a força da marca e lidera com folga.

A Facens obteve a liderança da Top of Mind de engenharia com 45,4% das menções espontâneas, bem à frente das seguintes, Anhanguera com 9,9% e Unip com 5,5%. Ainda foram mencionadas na pesquisa Fatec, Uniso, Esamc e UFSCar.

Em 2019, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba foi elevada pelo MEC para a categoria de centro universitário, com um ensino superior pluricurricular, abrangendo mais áreas do conhecimento. Agora a instituição é, oficialmente, o Centro Universitário Facens.

Entre os principais cursos de graduação, estão nove diferentes Engenharias (Química, Produção, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Alimentos), além de Arquitetura e Urbanismo.

A Facens também tem três cursos de Saúde (Enfermagem, Odontologia e Psicologia) e quatro cursos Tecnológicos muito conectados com a atualidade (Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão em T.I.; Banco de Dados; e Jogos Digitais).

O Smart Campus da Facens tem 100 mil m² e nada menos que 50 laboratórios

Na área de pós-graduação, a Facens possui um vasto leque de Especializações e MBAs, em EaD e presencial. Também tem diversos cursos de extensão e workshops, sempre com temas atuais.

A Facens, que neste ano completou 45 anos de atuação, foi a primeira instituição de ensino superior na área de engenharia fundada em Sorocaba.

Tem como origem a antiga Companhia Rede Telefônica Sorocabana (CRTS) responsável em meados da década de 1970 pelo sistema de telefonia de toda região sorocabana. A criação da Facens está diretamente ligada à demanda que a empresa tinha por profissionais capacitados para atuar no setor.

O campus da Facens, inaugurado em 1984, é considerado um Smart Campus, um conceito patenteado.

Está instalado em uma área de 100 mil m² e é frequentado por cerca de 4 mil alunos de graduação e pós.

Como grande destaque, os 50 laboratórios especializados e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente, como Huawei, ABB, Emerson, Festo, Commscope, Instituto Ayrton Senna, Instituto Fraunhofer, Nasa, entre outras.