BEBIDA ENERGÉTICA – Campeã da Fórmula 1 também é campeã de menções da pesquisa
Popularizado nas últimas décadas, o energético se estabeleceu como opção de bebida revigorante, sobretudo no público jovem. E foi esta a categoria que revelou o maior percentual de menções da Top SP.
O energético Red Bull obteve impressionantes 58% de menções espontâneas do público paulista. Sua grande concorrente internacional, Monster Energy, obteve 18%.
As outras marcas ficaram dentro de um teto de apenas 1,5%, incluindo Fusion, TNT, Energy, Flash Power e Red Nose.
A Red Bull hoje oferece seu energético tradicional, a versão sem açúcar e outras versões sazonais, algumas com sabores brasileiros.
O fundador da Red Bull é o hoje multibilionário austríaco Dietrich Mateschitz. Em viagem de negócios à Tailândia em 1982, conheceu a bebida estimulante Krating Daeng (Touro Vermelho) com base em cafeína e taurina, que o ajudou a enfrentar a mudança de fuso-horário.
Mateschitz então lançou a bebida mundialmente em 1987, com fórmula devidamente adaptada ao gosto ocidental. E a melhor forma encontrada que ele encontrou para difundir a marca, entre outras medidas, foi através da presença maciça no esporte.
Um das mais conhecidas atuações da Red Bull é na Fórmula 1, categoria mais importante do esporte a motor. Começou em 1995 como patrocinadora master da equipe Sauber.
Em 2005, porém, a Red Bull aumentou suas apostas e se tornou equipe própria. Ganhou 4 campeonatos entre 2010 e 2013 e neste último ano de 2021 voltou a ser campeã, com o piloto Max Verstappen.
A Red Bull possui times de futebol em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Sua atuação mais destacada é com o RB Bragantino, que fez campanha destacada no último Campeonato Brasileiro.
A marca também investe em diversos atletas, eventos esportivos e também nos chamados “esportes radicais”.