Receita italiana tão popular, a mortadela continua sendo uma tradição na mesa do paulista. A Marba apresenta liderança destacada diante de forte concorrência.

A Marba conquistou 36,3% de menções, número que é praticamente o dobro da segunda colocada, Sadia, com 18,5%. Há um empate na terceira colocação entre Seara e Ceratti, ambas com 13,5%, um ponto à frente da Perdigão, com 12,5%.

As marcas Aurora e Cardeal também foram lembradas pelo público paulista, com 2,3% e 0,8%, respectivamente.

O público paulista realmente entende de mortadela. Esta foi a categoria da Top SP com menor índice sem resposta: apenas 2% não mencionaram qualquer marca.

São três as linhas de mortadela da Marba: Tradicional, Royal (defumada) e Superiore (com opções Italiana, com azeitonas e com pistache).

São vendidas em peças de 5kg ou em embalagens já fatiadas de 180g.   A Marba celebrou em 2021 seus 60 anos de atividade.

Fundada em 1961 em um pequeno galpão no bairro do Ipiranga, São Paulo, o nome “Marba” vem das iniciais de seus fundadores, os senhores Mário e Basílio. Em 1978, se transferiram para São Bernardo do Campo, na vila Paulicéia, onde estão até hoje.

Nas décadas seguintes, a Marba investiu em novos maquinários, técnicas e na ampliação do leque de produtos, mantendo sempre a mortadela como carro-chefe.

Atualmente, a Marba também produz frango defumado, peito de peru defumado, presunto, linguiça calabresa, paio, linguiça fininha, salame italiano, pepperoni fatiado, salsicha e jerked beef (carne seca) – este último, produzido na planta de Taquaritinga.