No pão na chapa da padoca e em casa, a marca centenária que difundiu a manteiga de lata é a mais lembrada.

A manteiga Aviação obteve 38,6% de menções, o que representa praticamente o dobro da segunda colocada, Qualy (Sadia), com 19,2%. A terceira colocação é disputada pelas demais marcas – Teixeira, President, Vigor, Tirolez e Paulista. Outras respostas representam 16,8% e 13,2% não soube responder.

A Aviação completou seu centenário em 2020 e se mantém como uma empresa familiar até hoje, em sua terceira geração de administradores.

A empresa de laticínios começou na cidade de Passos (MG) e deve seu sucesso a uma boa ideia: comercializar a manteiga em latas de cor laranja. O público rapidamente abraçou a ideia.

A tradicional lata (200g) atualmente tem a companhia das versões em barra (100g ou 200g) e em potes plásticos (200g ou 500g), em opções com ou sem sal.

Aviação também produz requeijão, doce de leite, queijo e em 2015 lançou uma linha de cafés. É possível comprar kits especiais no site da marca.

Os fundadores Antônio Gonçalves, Oscar e Augusto Salles tiveram a ideia do nome Aviação pelo interesse crescente de época por aquelas “máquinas voadoras” altamente tecnológicas e futuristas, que despertavam curiosidade e paixão nas pessoas.

E em um século de história, o que era futurista tornou-se retrô.

Todos elementos de marca da Aviação remetem à “era desbravadora da aviação”, dos tipos de fontes usadas aos aviões desenhados para os vários produtos da empresa – o primeiro avião da marca foi o 14-Bis. E tudo sem abandonar a famosa cor laranja.

O retrô, entretanto, se resume às características de apresentação da marca. A Aviação possui equipamentos de produção muito modernos, sediados desde a década de 1970 em outra cidade mineira, São Sebastião do Paraíso.