A transição do triciclo para a bicicleta – e o aprender a andar – representa um marco para pais e filhos, vivido por gerações e gerações de pessoas. Caloi e Bandeirante são as marcas que mais participam deste momento único.

A Caloi aparece líder com 33,4% de menções espontâneas, seguida pela Bandeirante, com 19,2%. A Estrela foi a 3ª mais citada, com 9,9%, enquanto Monark, Fischer Price, Cotiplás e Burigotto vêm em seguida. Outras respostas representam 4,1% e 27,8% não soube responder.

Principal marca de bicicletas do país, a Caloi possui atualmente uma gama bastante variada. A linha é dividida em Lazer, Urbana, Mountain Bike, Estrada, Elétricas, Clássicas e Infantil – esta última, iniciando-se em aro 12.

Fundada 124 anos atrás pelo imigrante italiano Guido Caloi, a empresa importava bicicletas até que a falta de insumos provocada pela II Guerra se transformou em oportunidade de fabricá-las em território nacional.

Lançamentos icônicos nas décadas de 1970 e 1980, impulsionadas por campanhas como “Não esqueça minha Caloi”, levaram a empresa a uma liderança absoluta. Hoje, a Caloi pertence à multinacional Dorel, também responsável por marcas como Schwinn, GT e Cannodale.

A linha infantil da Caloi começa no Aro 12 e também tem bicicleta para treino de equilíbrio

Líder nos triciclos, a Bandeirante disputa com Caloi o mercado das bicicletas infantis

Celebrando seus 70 anos, a Brinquedos Bandeirante, por seu lado, se apresenta como uma empresa voltada principalmente para a primeira infância, mas que também está muito presente neste momento de “aprender a andar” sobre rodas.

Caloi e Bandeirante disputam diretamente o mercado de bicicletas infantis, em que ambas tem linhas do aro 12 ao 16 – incluindo bicicletas para treino do equilíbrio, sem pedais.

Para além da disputa de mercado entre as duas, a Bandeirante tem como grande destaque a linha de triciclos infantis – produto tão importante para a empresa que é parte do logo da marca.

A empresa também tem em sua linha de produtos Passeio do Bebê, Carros de Pedal, Veículos Elétricos (carros e triciclos), Patinetes e uma linha Escolar. 

Igualmente fundada por um italiano, Nunzio Briguglio, a então “Indústrias Bandeirante” começou atividades em 1940.

Em 1952, mudou de donos, ganhou o nome Brinquedos Bandeirante e um slogan que valorizava a qualidade dos produtos: “tão fortes que passam de irmão para irmão”. Atualmente, atende cerca de 6 mil lojistas em todo território nacional.