O churrasco tem um acompanhamento que é uma paixão nacional: o pão de alho. Com o slogan “Isso muda seu churrasco”, a Santa Massa mostra forte presença em São Paulo.

As marcas Zinho e Santa Massa aparecem tecnicamente empatadas como as mais lembradas, dentro da margem da pesquisa, com 13,8% e 11,9%, respectivamente.

Ambas possuem distância para a terceira colocada, Aurora (5,5%), e a quarta, Swift (3,9%). Mezzani (1,5%), Perdigão e Seara (1,1%) vêm em seguida. Outras respostas representam 8,7% e 52,5% não soube responder.  

Oriunda de uma padaria tradicional, aberta em 1968, a Santa Massa está baseada na cidade paulista de Santa Cruz do Rio Pardo.

Ganhou seu nome e logo em 1999 e teve sua grande virada dez anos depois, em 2009. O pão francês, que até então era preferência nos churrascos, começou a ser declinado em favor desse novo e cada vez mais popular produto, o pão de alho.

Este aumento pela procura por pão de alho foi o sinal para que a Santa Massa apostasse em uma receita tradicional aprimorada e, em 2011, concluísse uma novíssima fábrica destinada a produzir esse que vinha sendo o acompanhamento de churrasco mais requisitado.

Foi um sucesso instantâneo. Em apenas dois anos, todos trabalhos passaram a focar somente na fabricação do pão de alho e a Santa Massa investiu na ampliação da fábrica, com novas tecnologias e aumento na capacidade de produção.

Atualmente, mais de 400 mil pães de alho produzidos todos os dias pela Santa Massa são distribuídos em todo Brasil e ainda exportado para os vizinhos Paraguai e Uruguai.

A Santa Massa tem em sua atual linha de produtos o carro-chefe Pão de Alho Tradicional e também Picante, nas versões baguete e bolinha.

Há também o Pão de Cebola do Cebolinha (nas versões baguete e bolinha), Pão Doce de Leite Turma da Mônica (pães em parceria firmada em 2021 com o Maurício de Souza Produções), as farofas premium Tradicional e Picante e o torresmo de micro-ondas.