Acompanhamento mais presente nos cardápios e preferido dos brasileiros, o arroz branco abre as portas dos operadores para outros tipos. Tio João e Camil disputam liderança da preferência em situação de empate técnico.

Tio João e Camil estão separadas por apenas 1 ponto percentual, 19,7% a 18,7%, respectivamente – o que representa apertado empate técnico dentro da margem da pesquisa. A concorrência pelo terceiro posto também é grande.

Separados por apenas 2,9% estão as marcas Prato Fino (5,5%), Urbano (4,2%), Cristal (4,2%), Primo (4%) e Buriti (2,6%).

Outras respostas representam 32,1% (mostrando um mercado cheio de marcas), e apenas 9% não soube responder.

Com quatro tipos diferentes de arroz (branco, parbolizado, orgânico e integral), a Tio João disponibiliza uma linha para diversas culinárias que vão além da brasileira com arroz branco.

Há opções para a culinária italiana para risotos, tailandesa com arroz aromático, entre outras variantes de arroz, como os exóticos tipos preto, selvagem e vermelho.

Dentro da proposta mais saudável, há opções de arroz orgânico e a linha 7 Grãos e, para pratos individuais, a linha Tio João Fácil, com vários sabores.

A Tio João Foi fundada pelo português Joaquim Oliveira, em Pelotas (RS) há exatos 100 anos.

Pertence ao grupo Josapar, empresa que está entre as dez maiores empresas alimentícias do país, com produção de 486 mil toneladas de grãos.

A dona da marca Tio João e também tem em seu portfólio marcas como Meu Biju, Nikkoh (arroz para culinária oriental) e as marcas de derivados de soja Suprasoy e Soy+, entre outras marcas regionais.

Os produtos da Josapar são distribuídos em todo o Brasil e em mais de 40 países da América do Norte, Ásia, África e Europa.


A desafiante Camil tem quatro linhas distintas de seu arroz. A primeira delas é a “Todo Dia”, com arroz branco tipos 1 e 2, premium, parbolizado (incluindo versão em saquinhos) e culinária italiana.

A linha Gourmet é composta pelos tipos preto, mini arroz, vermelho, selvagem, culinária italiana e basmati. Há ainda a linha Mais Saúde, com quatro opções de grão integral e uma de orgânico, e a linha Minuto Caseiro, com três receitas de sabores prontos.

A marca Camil ainda está presente em outros grãos, como feijão, grão de bico, soja, lentilha, ervilha, canjica de milho e milho para pipoca. Camil também é marca de biscoito: é a linha Mais Saúde, com biscoitos de arroz integral.

Prestes a completar 60 anos, com atividades iniciadas em 1963 na cidade gaúcha de Itaqui, a Camil Alimentos hoje tem em seu portfólio de marcas a União (Top of Mind da categoria Açúcar), a Coqueiro (pescado enlatado) e Santa Amália (macarrão) e Mabel (biscoitos).