O molho de tomate é uma peça fundamental na culinária brasileira, entre massas, parmegianas, pizzas e afins. No mercado há décadas, a marca Pomarola foi a mais lembrada.

A marca POMAROLA aparece na primeira posição, porém com liderança que não é confortável, tendo as marcas FUGINI, PREDILECTA, QUERO e BONARE por perto, formando uma “escadinha” em percentuais apertados entre si. Dentro das sete mais lembradas, Tarantella e Cepêra aparecem um pouco mais abaixo.

Com o nome Pomarola Chef, a marca mais lembrada oferece para operadores Foodservice seu molho tradicional em pacote de 2kg, 1,02kg e em caixa tipo longa-vida de 1,06k, além de tomate triturado em pacote de 2kg e passata em pacote de 1,02kg.

Criada há mais de 40 anos, a marca Pomarola tem uma trajetória interessante. Baseada na culinária tradicional italiana, a receita original do molho foi desenvolvida pela Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA), empresa de Jundiaí que, em 1992, foi comprada pela gigante Unilever.

No entanto, em 2010, a Unilever chegou a um acordo financeiro para vender as marcas Pomarola e Elefante (de extratos de tomate) para outra multinacional, a Cargill Foods, que segue como detentora de ambas. Atualmente, os molhos Pomarola são produzidos pela unidade da Cargill em em Goiás.