Chegamos à 30ª edição, celebrando as grandes marcas atuantes na cidade.

Três décadas se passaram desde que a pesquisa Top of Mind Awareness Sorocaba lançou suas raízes em uma cidade muito diferente da pujante Sorocaba atual.

Quando a Top Sorocaba dava seus primeiros passos, o Brasil passava por muitas mudanças com o Plano Real e, de lá pra cá, Sorocaba experimentou sua própria metamorfose e definitivamente não é mais a mesma.

Crescemos em população, em índices, em infraestrutura e em importância. A cidade abraçou de vez seu protagonismo como capital de Região Metropolitana, diante de uma nova era digital e globalizada, porém com destacados atores locais e suas fortíssimas marcas.

A Top Sorocaba testemunhou de maneira íntima e ativa toda uma intensa transformação das marcas que dominam a lembrança do sorocabano. O que começou como um exercício de lembrança de marcas evoluiu para um grande referencial da dinâmica econômica, publicitária e cultural de Sorocaba.

No interior desta jornada está a notável capacidade de adaptação das marcas locais. Algumas emergiram como ícones incontestáveis, resistindo às marés implacáveis de crises econômicas, da concorrência nacional, das mudanças de hábitos e das tecnologias que atualizaram produtos e serviços de toda natureza a todo tempo. Outras marcas locais, porém, desapareceram da memória coletiva do presente e se tornaram apenas uma afetiva saudade no horizonte do passado.

Em meio a tudo isso, a publicidade teve seu papel em encontrar novos meios, plataformas e formatos para captar a atenção e memória do público, a fim de manter as marcas fortes e relevantes. Tecnologias avançadas moldaram a maneira como interagimos com marcas, transformando consumidores em participantes ativos da história das empresas.

E é interessante constatar que, apesar de todas essas intensas mudanças, a relevância da Top Sorocaba só aumentou. De fato, sua importância pode ser mais vital do que nunca. Em um universo de concorrência feroz e globalizada, em que a atenção do consumidor é disputada como jamais antes, ser a marca que primeiro vem à mente é uma vantagem competitiva duradoura.

A pesquisa Top of Mind Awareness Sorocaba não apenas registra o presente, mas também lança um olhar sobre o futuro, revelando as marcas que estão prontas para continuar conquistando o público.

Celebramos três décadas de Top Sorocaba, honramos não apenas as marcas que se tornaram sinônimo de categoria, mas também a resiliência de uma cidade em constante evolução. Que esta pesquisa continue a inspirar e informar, guiando o caminho das marcas enquanto elas moldam o futuro de Sorocaba e além.

Que venham mais 30 anos. Tenham todos uma boa leitura!

Confira as marcas Top of Mind de Sorocaba 2024

Como é feita a pesquisa Top of Mind Sorocaba 2024

A pesquisa Top of Mind Sorocaba 2024 é uma pesquisa quantitativa com entrevistas telefônicas. Foram ouvidos 410 sorocabanos com idades entre 16 e 70 anos, de todos os bairros da zona urbana da cidade. A amostra, do tipo probabilística estratificada proporcional foi obtida por sorteio em estágios múltiplos.

Foram utilizadas as mesmas proporções das faixas etárias e sexos da população sorocabana, com ponderação para escolaridade, de forma que a amostra possa ser uma miniatura do universo pesquisado A amostra de 410 sorocabanos, obtida nestes moldes, apresenta uma margem de erro de 4,9% com um nível de confiança de 95%.

Para saber mais sobre a pesquisa Top of Mind, assista a este vídeo:

Ainda com dúvidas? Confira nosso passo a passo metodológico.